
O espaço escolar leva à existência de três áreas:
- Psicólogos escolares;
- Psicólogos educacionais;
- Psicólogos de aconselhamento e orientação vocacional. ↓
Interesse comum: o sujeito em processo de aprendizagem e integração social e escolar.
◊ Avaliação e acompanhamento psicopedagógico
- Psicólogos escolares;
- Psicólogos educacionais;
- Psicólogos de aconselhamento e orientação vocacional. ↓
- Avaliar e intervir nas dificuldades particulares de cada aluno;
- Necessidade de promover motivação;
- Autonomia/autoconfiança.
- Após identificados os problemas que poderão estar na origem da dificuldade, é delineado um plano de intervenção → proporcionar o desenvolvimento de competências essenciais ao desempenho académico.
◊ Estratégias neurodidáticas
- As estratégias neurodidáticas têm como princípio que cada cérebro é único, plástico e que se desenvolve instrumentalmente ao longo da vida. São individualizadas, sempre de acordo com o funcionamento cognitivo de cada sujeito e têm como objetivo potenciar e/ou compensar os processos de aprendizagem.
◊ Orientação escolar e profissional
- O Programa de Orientação Escolar e Profissional confere aos jovens um espaço para obter esclarecimentos e aprofundar informações.
- Embora as escolhas não sejam estáticas é benéfico que as opções sejam conscientes, informadas e fundamentadas, sendo cada vez mais importante uma orientação especializada que permita recolher informação que sustente a decisão vocacional.
- Avaliar e intervir nas dificuldades particulares de cada aluno;
- Necessidade de promover motivação;
- Autonomia/autoconfiança.
- Após identificados os problemas que poderão estar na origem da dificuldade, é delineado um plano de intervenção → proporcionar o desenvolvimento de competências essenciais ao desempenho académico.
- As estratégias neurodidáticas têm como princípio que cada cérebro é único, plástico e que se desenvolve instrumentalmente ao longo da vida. São individualizadas, sempre de acordo com o funcionamento cognitivo de cada sujeito e têm como objetivo potenciar e/ou compensar os processos de aprendizagem.
- O Programa de Orientação Escolar e Profissional confere aos jovens um espaço para obter esclarecimentos e aprofundar informações.
- Embora as escolhas não sejam estáticas é benéfico que as opções sejam conscientes, informadas e fundamentadas, sendo cada vez mais importante uma orientação especializada que permita recolher informação que sustente a decisão vocacional.
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